Conheça a droga mais usada pelos Brasileiros


Mais disponível do que nunca, a cocaína movimenta mundialmente um mercado de mais de 80 bilhões de dólares. O preço da droga no Brasil é dos mais baixos do mundo, 1 grama fica abaixo dos 10 dólares, enquanto na Nova Zelândia a mesma quantidade gira em torno de 300 dólares. Fique por dentro da droga química (ilegal) mais consumida no Brasil.

A maior parte da cocaína é produzida na América do Sul. A Colômbia mantêm 55% das plantações de coca, seguida pelo Peru com 30%, e Bolívia com 15%. Apesar de ser processada por nossos “vizinhos” a droga não chega pura no Brasil. A cocaína atravessa a fronteira com uma pureza em torno dos 75%, que na mão dos traficantes locais essa pureza cai para menos de 30% devido ao uso de 11 diluentes químicos utilizados para a multiplicação da cocaína.


Como se a droga em si já não fosse perigosa, as substâncias usadas pelos traficantes para batizar a cocaína para obter maior lucro também expõe o usuário a grandes riscos. Estas substâncias vão desde fármacos poderosos até produtos como amido de milho, talco, gesso em pó e outros. Confira algumas substâncias presentes no pó:


FENACETINA: Da família do Paracetamol, é um analgésico proibido no Brasil. Aumenta o risco de hipertensão, doenças dos rins e sistema circulatório e até mesmo câncer.
LIDOCAÍNA: Analgésico intravenoso utilizado em cirurgias. Tem um alto poder alérgico, e pode provocar complicações cardiovasculares.
TETRAMISOL: Utilizado para tratar parasitas em animais. Provoca náusea, vomito e irritações na pelo, agora caso você tenha vermes, esta substância pode até resolver seu problema.

ÁCIDO BÓRICO: Encontrado em veneno de baratas, tintas e vernizes. Causa náuseas e diarreia, em casos mais graves, falência renal e até a morte. 


A presença da cocaína na história
o   600 a.C.
Índios sul-americanos já mascavam a folha de coca para ter mais energia e como anestésico para alivias dores de eventuais doenças.
o   1569
O médico espanhol Nicolás Monardes observou durante as conquistas da América do sul que os povos nativos experimentaram “grande contentamento” e pareciam “perder o juízo” ao comer a folha.
o   1866
A receita original da Coca-Cola inclui folhas de coca. Mas depois de 1906 somente foi usada folhas descocainizadas.
o   1961
Teve início a convenção internacional sobre drogas e criou-se um tratado que vigora até hoje. Classificou as substâncias em quatro graus de periculosidade. Todas teriam produção, venda e consumo controladas.
o   Dias atuais
O Brasil é o segundo maior mercado da droga das Américas, perdendo somente para os EUA. O Brasil movimenta cerca de 80 toneladas de cocaína por ano, o equivalente a 5 bilhões de dólares.

Apesar dos males causado pelo uso da cocaína, pesquisadores estudam constantemente formas de usa-lá para fins medicinais. Portanto não podemos descartar a importância que ela poderá vir a ter futuramente. Mas enquanto nada é descoberto e nenhuma decisão é tomada, as autoridades tentam combater, usuários lutam pela liberação, e o final da historia todos nós já conhecemos…



Fonte: Meerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário